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O que o cacau faz para o seu organismo?
Quem nunca comeu um pequeno pedacinho de chocolate e se sentiu mais feliz, menos estressado e com mais energia? Isso acontece porque, dentre os benefícios do cacau para o organismo, ele ajuda a produzir serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. E claro, como já é amplamente sabido, o cacau é a principal matéria-prima do chocolate.

Mas acredite, essa é só uma das diversas propriedades que o cacau oferece para o organismo quando consumido de forma equilibrada. Quer saber mais sobre quais são os outros beneficios do cacau para a sua saúde? Então acompanhe o texto!

Quais são os benefícios do cacau?
Primeiramente, é importante ressaltar que o cacau é uma poderosa fonte de fibras e minerais como ferro, sódio e potássio. Ainda, o fruto é rico em vitaminas C e E e conta com fitoquímicos e flavonoides antioxidantes em sua composição. E é por essas e tantas outras prioridades que ele favorece tantas ações positivas no organismo. Dentre elas, destacamos 6 que você precisa conhecer.

1. Melhora o humor proporciona sensação de bem-estar
Ok, já citamos logo no começo do texto que um dos principais benefícios do cacau para o organismo é que ele tem a capacidade de melhorar o humor. Mas não poderíamos deixar de ressaltar isso aqui também.

O cacau tem essa capacidade porque o triptofano, aminoácido presente no fruto, auxilia na produção da serotonina. E, como já falamos no início do texto, esse neurotransmissor está diretamente ligado à sensação de bem-estar e melhora do humor. É por isso que, quando você consome chocolate, é comum que sinta-se com mais disposição, energia e, até mesmo, felicidade.

2. Ajuda a melhorar o fluxo de sangue e a proteger a saúde cardiovascular.
Por ser rico em flavonoides, o cacau ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no organismo como um todo. Também, ele interfere na produção de óxido nítrico pelo corpo. Dessa forma, o cacau pode ser um aliado na prevenção da trombose, na redução da pressão arterial, e, também, no melhor funcionamento do sistema cognitivo.

3. Previne a anemia
Por ser rico em ferro, o cacau pode auxiliar na prevenção da anemia que, por muitas vezes, é causada pela falta deste e de outros minerais.

4. É antioxidante
Como já citamos anteriormente, um dos benefícios do cacau para o organismo é o fato de ele ser um poderoso antioxidante. Combatendo os radicais livres, ele auxilia a proteger as células saudáveis do corpo e ajuda a diminuir possíveis inflamações.

Dessa forma, o seu consumo moderado pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e, também, o surgimento de algumas doenças, como  câncer, diabetes, cardiovasculares e relacionados com a circulação sanguínea.

5. Ajuda a regular o intestino
Rico em flavonoides, o cacau pode ser um aliado na hora de regular a flora intestinal. Isso acontece porque os flavonoides servem como alimentos para as bactérias probióticas que, por si só, são extremamente importantes para o funcionamento adequado do intestino.

6. Auxilia a regular o peso
O cacau é fonte de polifenóis, uma substância que está relacionada à queima de gordura. Além disso, por auxiliar a regular a insulina, o cacau também promove sensação de saciedade, ajudando a evitar a compulsão alimentar. Entretanto, vale lembrar que esse benefício está mais associado ao cacau em pó e aos chocolates mais amargos.

O que o cacau faz para o seu organismo

Recomendações finais para aproveitar todos os benefícios do cacau

Como você pôde perceber, são diversos os benefícios do cacau para o organismo.

Para garanti-los de maneira adequada, o ideal é optar pelos chocolates que tenham uma maior quantidade de cacau, como o amargo e o meio amargo, ou, então, consumir o cacau em pó.

Porém, assim como qualquer alimento, é importante não ultrapassar a sugestão de consumo diária. Geralmente, a quantia recomendada corresponde a duas colheres de sopa de cacau em pó ou 40 gramas de chocolate amargo, o que é equivalente a aproximadamente três quadradinhos do doce.

Apesar dessas quantidades sugeridas, o mais importante é ter um acompanhamento profissional, de um médico ou de um nutricionista, para que ele possa fazer uma recomendação mais adequada de quanto consumir de cacau/chocolate por dia.

Turbinando as suas receitas com cacau

Além de consumir o cacau nos mais deliciosos chocolates, você também pode aproveitá-lo em sua forma “em pó” ou em nibs para deixar suas receitas mais nutritivas e saborosas.

O cacau em pó funciona muito bem na preparação de cookies, bolos, panquecas e vitaminas variadas. Também, é possível polvilhá-lo – seja em pó ou em nibs – em cima de frutas ou no iogurte, dando um toque especial para os seus preparos.


Fonte: https://ser.vitao.com.br/



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