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Como uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir depressão
A depressão é considerada como “o grande mal do século”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado que mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofram dessa condição. Este transtorno mental pode ter diversas causas e tratamentos e deve ser sempre acompanhado por um profissional. Ainda assim, para evitar este mal, é possível apostar em uma alimentação saudável, que traga nutrientes importantes para a saúde. Então… Quer saber mais sobre como alimentação pode prevenir depressão? 

Acompanhe o nosso artigo e veja quais são os ingredientes importantes para acrescentar no seu cardápio e ajudar a manter a sua saúde mental estável.

Afinal, como alimentação pode prevenir depressão?
Primeiramente é essencial lembrar que a alimentação saudável auxilia, sim, na produção de serotonina e melhora do humor. Porém, ela não substitui o tratamento da depressão, que pode ser feito por meio de terapia e intervenção medicamentosa.

Dito isso, existem alguns nutrientes que podem ser extremamente importantes na hora de fortalecer o organismo e fazer com que a alimentação seja uma grande aliada na prevenção e tratamento da depressão. 

Dentre eles, destaque para as vitaminas C, B1, B9 e B12, ômega-3, magnésio, fibras, zinco e ferro. Juntos, esses componentes atuam para o equilíbrio e melhor funcionamento do organismo. Inclusive, é claro, do cérebro.

Mas onde encontrar esses nutrientes? É isso o que você verá a seguir.

Como alimentação pode prevenir depressão? Conheça alimentos ricos em nutrientes que podem afastar este mal

Para saber como alimentação pode prevenir depressão é importante conhecer alimentos ricos nas vitaminas e nutrientes que citamos acima. Além disso, vale sempre ressaltar a importância de manter hábitos saudáveis, como:

Exercitar-se com frequência;
Evitar acúmulo de estresse e de trabalho;
Ter boas noites de sono;
Evitar o consumo de álcool e drogas.
Assim, mantendo uma rotina equilibrada, com uma alimentação adequada, acompanhamento médico e bons hábitos, prevenir a depressão é uma tarefa um pouco menos árdua. Com isso em mente, é hora de conhecer os alimentos que serão os grandes aliados na luta contra este mal. 

1. Aveia
A aveia promove diversos benefícios para o organismo e pode ser uma aliada na hora de manter uma alimentação saudável que previna a depressão. Rica em fibras, vitaminas, zinco, cromo, selênio, magnésio, ferro, cobre, fósforo e manganês, a aveia estimula a produção de hormônios que ajudam a reduzir a ansiedade. 

Além disso, ela é importante para o funcionamento do sistema digestivo como um todo, promove saciedade e é versátil, podendo ser consumida de diversas maneiras. Ou seja: apenas vantagens em acrescentá-la em sua rotina!

2. Frutas variadas
São várias as frutas que possuem triptofano em sua composição. O triptofano é um aminoácido essencial extremamente importante para a produção de serotonina pelo organismo. 

Quando o corpo está com baixa taxa de serotonina, é possível que sejam observados quadros de ansiedade, dificuldade para dormir, falta de energia, apatia, depressão e outros. Por isso, na hora de compreender como alimentação pode prevenir depressão, é tão importante apostar em alimentos com este aminoácido. E ele pode ser encontrado de maneira abundante em frutas como: 

Banana;
Limão;
Abacate;
Mamão;
Melancia.

É possível comer as frutas separadas ou até mesmo fazer uma salada de frutas, combinando os diversos nutrientes, cores e sabores de cada um destes alimentos.

3. Oleaginosas como Castanha-do-pará, nozes e amêndoas
Ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, as oleaginosas podem ser importantes na redução do estresse e no aumento da sensação de prazer. 

Versáteis, elas podem ser acrescentadas em receitas, consumidas como snacks entre as refeições ou polvilhadas em cima de saladas variadas. Além de aumentarem a sensação de saciedade, elas dão um toque especial para toda refeição e, ainda, são importantes para a manutenção do humor.

Ah, e assim como temos diversos produtos com aveia em nosso catálogo, também trazemos inúmeras opções de alimentos enriquecidos com oleaginosas. Você pode conferir nossa sessão com Castanhas e Nozes agora mesmo.

4. Carboidratos complexos
Sabe o triptofano que citamos acima? Então: os carboidratos complexos ajudam na absorção deste aminoácido e, ao mesmo tempo, estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que auxilia a minimizar as sensações causadas pela depressão. 

A aveia, que já citamos acima, é um carboidrato complexo, por exemplo. Mas além dela, outros cereais e alimentos integrais, como os pães, o trigo e o arroz, também podem ser aliados na manutenção da saúde mental.

5. Doces, como o mel e o chocolate
O mel ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, e o chocolate, principalmente o meio amargo, é responsável por produzir flavonoide, um antioxidante que atua na diminuição das inflamações. Ambos os doces ajudam a despertar a sensação de alegria e prazer, importantes para manter a saúde do cérebro em dia. Só vale o alerta para não abusar na dose, hein? 

6. Leite e iogurte desnatado
O leite e o iogurte desnatado são poderosas fontes de cálcio, um mineral que auxilia a eliminar a tensão corporal e minimiza a irritabilidade. Além disso, o cálcio também atua na transmissão dos impulsos nervosos, na regularização da pressão arterial e na contração muscular. 

7. Peixes e frutos do mar
Fonte de ômega 3, os peixes e frutos do mar são importantes para o melhor funcionamento de diversas atividades neuroquímicas do organismo. Atuam nos neurotransmissores do organismo, assim como na melhor produção e distribuição de dopamina, serotonina e noradrenalina.

Além disso, eles desempenham efeito anti-inflamatório e podem ser importantes para manter o organismo mais saudável e protegido.

Compreendeu como alimentação pode prevenir depressão?
Então, tendo sempre um acompanhamento profissional por perto, aproveite para manter seus hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada. 


Fonte: https://ser.vitao.com.br/



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