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Outubro Rosa: Qual a importância da alimentação na prevenção do câncer de mama
Que tal apostar na alimentação na prevenção do câncer de mama? Além de ser essencial para manter o seu organismo funcionando, a alimentação, quando feita de forma equilibrada, também tem o poder de te ajudar a manter o seu corpo forte e saudável.

Assim, ela pode ser uma poderosa aliada na prevenção de diversas doenças. Inclusive, do câncer de mama.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer divulgados no site da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), a alimentação e a nutrição feitas de forma inadequadas são a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Elas representam até 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento, como o Brasil e, também, são responsáveis por aproximadamente 35% das mortes causadas pela doença.

Assim, fazer boas escolhas para a alimentação é algo que pode ajudar a prevenir de três a quatro milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

Mas, como fazer para efetivamente utilizar a alimentação na prevenção do câncer de mama? Como fazer boas escolhas para a sua rotina? Abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar. Acompanhe!

Como usar a alimentação na prevenção do câncer de mama?
1. Prefira alimentos in natura e minimamente processados
Essa dica pode parecer óbvia até. Entretanto, ao falar sobre a alimentação na prevenção do câncer de mama, não poderíamos deixar de citá-la.

Assim sendo, para ajudar a manter o seu organismo saudável, protegido e fortalecido, se possível opte por uma alimentação natural. Ela deve ser rica em verduras, legumes, frutas, leguminosas, cereais integrais, entre outros alimentos dessa natureza.

Evite o consumo de produtos ultraprocessados, como bebidas açucaradas ou congelados. Esse cuidado pode te ajudar a prevenir diversas doenças, inclusive, o câncer de mama.

2. Atenção na hora de aquecer os alimentos no micro-ondas: é importante que eles estejam em um recipiente adequado
Além de optar por alimentos nutritivos e saudáveis para ajudar na prevenção do câncer de mama, também é importante atentar-se a outros detalhes. Entre eles, o recipiente o qual você irá colocar os alimentos antes de aquecê-los no micro-ondas.

Isso porque o aquecimento de materiais como o plástico é algo que pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

Por isso, evite aquecer os alimentos nesses recipientes. Se possível, transfira a comida para vasilhas de vidro temperado ou de porcelana que sejam resistentes ao calor.

Evite, também, usar filme plástico para proteger e cobrir alimentos, já que o vapor condensado pode respingar substâncias perigosas no alimento. Assim sendo, opte por usar pano de prato, saco de papel ou papel toalha. Esse é um cuidado simples, mas que pode evitar danos à sua saúde.

3. Faça substituições inteligentes
Utilizar a alimentação na prevenção do câncer de mama significa fazer escolhas inteligentes para as suas refeições. Assim, quando for fazer e/ou escolher o seu prato, busque por opções que fazem sentido para a nutrição do seu organismo.

Isso significa, por exemplo, consumir menos frituras, substituindo-a por outros preparos de alimento. Ao invés de optar pela batata frita, que tal ela assada e/ou em forma de purê?

Outra forma de colocar essa dica em prática é optar por molhos mais naturais e menos gordurosos para o seu prato. Que tal escolher um molho de tomate caseiro ao invés de um molho quatro queijos?

Vai consumir arroz ou macarrão? Então que tal escolher a versão integral desses alimentos? O mesmo vale para pães, biscoitos e demais insumos.

Fazer essas substituições é algo que poderá te ajudar a prevenir problemas de saúde, como o câncer e, de quebra, te ajudar a manter uma rotina mais saudável, evitando o ganho de peso.

4. Inclua mais fibras nas suas refeições
De acordo com matéria publicada no site do Instituto Vencer o Câncer, existem estudos que sugerem que o consumo de fibras é algo que contribui para o aumento da excreção de estrogênio. E isso implica em um menor risco de câncer de mama.

Assim, que tal aumentar o consumo de fibras na sua rotina?

Ademais, vale ressaltar que, além desse possível efeito na prevenção do câncer, as fibras também são importantíssimas para melhorar o funcionamento do seu sistema digestivo como um todo. Entretanto, é importante sempre conciliar o consumo de fibras com a ingestão adequada de água.

E onde você encontra as fibras? Em alimentos como:

Grãos, farelos e farinhas integrais, como aveia, linhaça, arroz, cevada, milho e trigo;
Pães, cereais matinais e biscoitos integrais;
Leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja em grão;
Vegetais variados, como folhas diversas (alface, espinafre, agrião, rúcula), abóbora, cebola, couve-flor, brócolis, beterraba, cenoura, pimentão, entre outros.
Frutas variadas, como abacaxi, abacate, ameixa, banana, coco, laranja (com o bagaço), morango, pêra (com a casca), entre outros.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a recomendação diária de fibras para um adulto saudável é de 25g a 30g. Assim, tente inserir um produto rico em fibras em todas as refeições do seu dia. Como você pôde ver acima, as opções de alimentos são variadas!

Além de usar a alimentação na prevenção do câncer de mama, quais outros hábitos podem auxiliar?
Além de utilizar a seu favor a alimentação na prevenção do câncer de mama, também existem outros cuidados com a saúde que, de acordo com o INCA, podem ser importantes para manter o organismo saudável. Dentre eles:

Praticar atividade física regularmente;
Não fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas;
Manter o peso corporal indicado pelo seu médico e/ou nutricionista;
Fazer exames frequentes para checar como está a sua saúde.
Seguindo essas orientações, você estará usando a alimentação na prevenção do câncer de mama e, além disso, cuidando do seu organismo como um todo.


Fonte: https://ser.vitao.com.br/



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