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NOTÍCIA
Conforme os registros do hospital, no primeiro quadrimestre deste ano, do total de pessoas atendidas, 60,3% foram classificados com a cor verde (pouco urgente); 13,4% foram classificadas com a cor azul (não urgente); 23% foram classificados com a cor amarela (urgente); e 3,3% foram classificadas com a cor vermelha (emergência).
Dentre os fatores que chamam atenção nos dados, está o fato de que quase 50% das pessoas que procuraram a emergência (no primeiro quadrimestre deste ano), foram classificadas com problemas pouco urgentes (cor verde). Outro dado importante, é que no início de 2021 – no auge da pandemia da Covid, a emergência do HRSP registrou grande procura de pessoas com sintomas da doença. Na época, inclusive, o hospital registrou superlotação e falta de leitos de UTI. Mesmo assim, o índice de atendimentos naquele período, foi menor do que o registrado em 2022.
O Diretor Técnico do HRSP, Dr. Mário Augusto Marques, avalia que “além do aumento do número de pacientes – em função de que houve durante a pandemia uma redução da procura de atendimento médico para exames e consultas rotineiras – os casos se agravaram, fazendo com que o número de pessoas com patologias graves na emergência aumentou muito, o que demanda um tempo maior de atendimento da equipe da emergência e consequentemente ocasionando uma espera mais longa dos pacientes triados como não urgentes.”
A direção do HRSP destaca que todos os pacientes que procuram o hospital são atendidos, sempre respeitando a classificação de risco/gravidade. No entanto, a instituição reforça para que sempre que possível, os pacientes procurem um primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
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"Atendimentos na Emergência do HRSP aumentam quase 80% em comparação com o mesmo período do ano passa"
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