Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
NOTÍCIA
A campanha incentiva reflexões sobre o ano que começa, destacando a importância de melhorar as relações humanas, combater o estigma relacionado aos transtornos mentais e fortalecer as redes de apoio.
A saúde mental se produz, sobretudo, na qualidade das relações que a gente estabelece, no nosso estilo de vida, que pode ser produtor de saúde ou de sofrimento, na qualidade de vida a qual se tem acesso, em relação, ao acesso aos direitos básicos, direito à educação e à cultura, ao mercado de trabalho, à alimentação de qualidade. Não existe um caminho prescritivo de cuidado da saúde mental que valha para todos, pois são múltiplos os modos de vida, mas uma atitude atenta e cuidadosa consigo, uma rede social potente, políticas públicas efetivas, um estilo de vida saudável são alguns caminhos e conversar abertamente sobre saúde mental é fundamental, explica Michele Brofman, gerente de Atenção Psicossocial da SES.
A Secretaria de Saúde ressalta que a atenção à saúde mental é parte integrante do trabalho da atenção primária no estado, com atividades como grupos terapêuticos, oficinas de educação em saúde e ações comunitárias realizadas nos territórios.
O estado mantém uma ampla rede de atendimento especializada, oferecendo suporte para quem enfrenta desafios emocionais. A Rede de Atenção Psicossocial é composta por serviços para o acolhimento e assistência dessas pessoas, de acordo com as necessidades de cuidado, tendo como porta de entrada as Unidades Básicas de Saúde.
Estratégia de Cuidados
A campanha reforça a importância de hábitos simples que promovem saúde emocional, como:
Estabelecer metas realistas e divididas em etapas, evitando a autocobrança excessiva.
Incorporar momentos de lazer, prática de esportes e hobbies na rotina.
Adotar uma boa higiene do sono, com horários regulares e ambiente adequado para dormir.
Manter a atenção no presente, evitando pensamentos excessivos sobre o passado ou o futuro.
Reconhecer e compreender as emoções, identificando formas saudáveis de lidar com elas.
A ideia central é que o cuidado com a saúde mental seja incorporado ao cotidiano, como um exercício constante de autocuidado e resiliência.
Por que Janeiro Branco?
O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a novos começos, quando muitas pessoas estão mais propensas a refletirem sobre suas vidas e relações. Inspirada nessa simbologia, a campanha convida a todos a escreverem ou reescreverem suas histórias, promovendo a construção de um futuro mais saudável e equilibrado emocionalmente.
A Secretaria de Estado da Saúde reforça o convite para que a sociedade se una neste movimento, incentivando conversas abertas sobre saúde mental e promovendo o bem-estar para todos os catarinenses.
Deixe seu comentário para a notícia:
"Janeiro Branco: SES incentiva reflexão e cuidados com a saúde mental e emocional"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA VARIEDADES
25/04/2025 - Variedades
10/04/2025 - Variedades
21/03/2025 - Variedades
17/03/2025 - Variedades
17/03/2025 - Variedades