Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
NOTÍCIA
"Descobri o curso na Cidade do Idoso. Estou aprendente bastante com a piazada. A gente só sabia o básico do celular, senão tinha que pedir para o filho, vizinho ajudar. Agora estou aprendendo mais sobre o e-mail, Youtube, QR Code. A gente se desenvolve mais, tem mais autonomia e exercita a mente", disse Carlos Pereira da Silva, 64 anos, que mora no Bela Vista e frequenta a Cidade do Idoso, no Parque da Efapi, para fazer exercícios.
Sua colega, Nair Zini Pinzon, de 78 anos, também está gostando das aulas. "Estou achando maravilhoso, pra mim é uma independência. Geralmente os filhos e netos não tem tanta paciência para explicar e acabam fazendo por nós. Aqui explicam bem como a gente precisa e tiro todas as minhas dúvidas. Já aprendi a usar melhor o despertador, a fazer mais cálculos na calculadora, aprendi sobre QR Code. É bem gratificante, vale a pena, renova a nossa mente, a gente fica mais jovem e conhece mais pessoas", disse Nair, que também frequenta a Cidade do Idoso.
De acordo com o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Hüning, as inscrições para as próximas turmas devem ser feitas na Cidade do Idoso, que é coordenada por Dayan Moratelli, e também estão abertas para quem não é frequentador do local. "Um dos aspectos importantes do curso é que ensina os idosos a como evitar caírem em golpes que são aplicados pelo celular", disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, essa é uma importante política pública de inclusão digital para os idosos. "É uma satisfação perceber que eles aumentam sua autonomia, melhoram a autoestima e se capacitam para um uso mais seguro do celular", disse Márcio.
A gerente de Inovação da Prefeitura, Alana Patrícia da Silva, disse que além de integrar duas secretarias da Prefeitura, o projeto faz a conexão com a universidade, já que a Unochapecó cedeu os alunos voluntários da área de tecnologia para a capacitação. Além disso, o Póllen Parque cedeu o espaço gratuitamente, e os idosos estão adorando o espaço de inovação.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a atual gestão está investindo para modernizar a Administração e também para inserir a comunidade no mundo digital. Tanto que já estão funcionando os Centros Tecnológicos de Inovação, Educação e Esportes, nos bairros Esplanada e Efapi, onde os alunos realizam atividades no contraturno, com oficinas de robótica, maker e tecnologia.
"Nós começamos com o projeto Mentes Digitais, Geração Desbravalley, para os alunos da rede pública municipal. Também investimos pesado em chromebooks para os alunos da Rede Municipal de Ensino e implantamos a disciplina de Pensamento Computacional. Agora estamos com as aulas sobre tecnologia para idosos. Também lançamos o programa Chapecó Inovadora, que vai transformar a nossa cidade e aumentar sua inserção neste novo mundo, onde já temos muitos exemplos de sucesso na área de tecnologia e inovação", disse Rodrigues.
Deixe seu comentário para a notícia:
"Prefeitura de Chapecó oferece inclusão digital para idosos"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA GERAL
26/09/2025 - Geral
26/09/2025 - Geral
25/09/2025 - Geral
25/09/2025 - Geral
24/09/2025 - Geral