Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
NOTÍCIA
O evento é organizado pela Acate (Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro) em convênio com a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e parcerias institucionais com Sesc e Udesc. Segundo a organização, o público esperado durante os seis dias deve ultrapassar 10 mil pessoas.
"A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, tem investido na melhoria dos espaços culturais e também no apoio e valorização dos nossos artistas. Neste ano fizemos essa parceria com a Acate para que tenhamos um Festival com intensa programação e em vários espaços", disse o secretário de Cultura, Fellipe de Quadros.
O vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, disse que Cultura e Esporte precisam estar conectadas com o desenvolvimento de Chapecó.
"A Cultura e o Esporte também movimentam a economia de Chapecó. E nós queremos que as pessoas participem dos eventos. O Festival de Teatro é uma opção de cultura e é de graça. Nós precisamos popularizar os eventos para que as pessoas participem, para quem nunca viu um peça de teatro, possa vir. As pessoas precisam se sentir parte dos eventos culturais e usufruir dos espaços culturais", disse Scolari.
O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, destacou que o legislativo tem aprovados os projetos e recursos da Prefeitura para incentivar a cultura.
Para o presidente da Acate, Jovani Santos, o Festival reafirma o papel do teatro como espaço de encontro e transformação. "São seis dias em que a cidade se abre para a arte e para o diálogo, conectando diferentes gerações, trajetórias e linguagens. É um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o que produzimos e para quem produzimos", afirma.
Segundo Jovani, a edição está organizada em três frentes que se complementam. A Mostra Local valoriza a criação feita em Chapecó; a Mostra Catarina reúne cinco trabalhos reconhecidos pela excelência estética em diferentes regiões do estado; e a Mostra Nacional conecta o público às investigações cênicas de outras partes do país.
A curadoria do Festival é de Lauro Goés (UFRJ) e Jairo Maciel (São Paulo), que conectam a produção local, catarinense e nacional em uma programação diversa de linguagens, formatos e temas.
No total, 12 grupos e artistas integram a programação: cinco locais, cinco catarinenses e dois nacionais. De acordo com os organizadores, a abertura do Festival está prevista para acontecer na segunda-feira (15), às 20h, no Centro de Eventos.
Atração nacional
Apresentado no Festival de Edimburgo e bem recebido pela crítica especializada, a peça O Estrangeiro_Reloaded, releitura da obra de Albert Camus, abre o Festival de Teatro de Chapecó em 15 de setembro, às 20h30, no Centro de Cultura e Eventos.
A montagem tem o ator Guilherme Leme no elenco e direção de Vera Holtz, trazendo o eixo existencialista da obra em diálogo com o cenário contemporâneo.
Oficinas
Além dos espetáculos, o Festival investe em formação e atualização técnica e artística. Durante toda a semana, o Centro de Cultura e Eventos recebe a oficina Palhaçaria Livre, ministrada por Michelle Silveira, a Palhaça Barrica.
Já no Sesc, a Biblioteca será palco da oficina de Contação de Histórias, inspirada na tradição griô e na literatura infantojuvenil negra, com Sinara Rúbia, do Rio de Janeiro.
Programação e Ingressos
A organização ressalta que toda a programação é gratuita e de classificação livre, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.
Para mais informações sobre a programação, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Chapecó.
Programação Festival de Teatro de Chapecó 2025
Segunda-feira (15/09)
● 20h30 - O Estrangeiro_Reloaded (SP), releitura da obra de Albert Camus, com o ator Guilherme Leme e direção de Vera Holtz.
Local: Centro de Cultura e Eventos
Terça-feira (16/09)
● 14h - Felpo Filva - Teatro Revirado (Criciúma/SC)
● 19h - Kombinando com Cerrado - Du Cafundó (MT), apresentado pelo Sesc
Local: Centro de Cultura e Eventos
Quarta-feira (17/09)
● 10h - Praga de Mãe - Teatro Circula-Dô (Lages/SC)
● 14h30 - A Maravilhosa Princesa das Bolinhas - Téspis Cia de Teatro (SC)
● 20h30 - Nós Três - Cia Muiraquitã (SC)
Local: Centro de Cultura e Eventos
Quinta-feira (18/09)
● 20h30 - Florbela Espanca - Grupo de Teatro Dromedário Loquaz (SC)
Local: Centro de Cultura e Eventos
Sexta-feira (19/09)
Projeto "O Teatro Invade a Cidade":
● 9h30 - Viagens Encantadas - Maurício Sinski. Local: Biblioteca Pública
● 10h30 - Contos da Corte - Cia de La Curva. Local: Céu das Artes (Efapi)
● 14h - Sombras de Pinocchio - Voeverá Companhia de Teatro. Local: Teatro do Sesc
No Teatro do Sesc:
● 19h - Mãe - Coletivo Nimbus (SC)
● 20h30 - Sagrado - Grupo Teatral Reminiscências (SC). Local: Sala Agostinho Duarte - Centro de Eventos
Sábado (20/09)
● Fórum "Teatro em Debate" com grupos, artistas, professores doutores e representantes da Fecate, Comitê de Cultura, Sesc e Udesc.
Local: Sesc
Deixe seu comentário para a notícia:
"Festival de Teatro de Chapecó deve reunir mais de 10 mil pessoas nos próximos dias"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA VARIEDADES
15/01/2026 - Variedades
13/01/2026 - Variedades
06/01/2026 - Variedades
18/12/2025 - Variedades
14/11/2025 - Variedades
