Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
NOTÍCIA
O projeto acontece em formato de circuito, abrangendo o Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC), Museu Antônio Selistre de Campos (MASC), Memorial Paulo de Siqueira e a Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen. As visitas ocorrem semanalmente, sempre às terças-feiras, com uma agenda organizada pela Secretaria de Educação.
Voltado para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto envolve as disciplinas de História, Geografia e Arte. Em 2025, 1.156 estudantes já participaram da iniciativa, totalizando 7.291 alunos beneficiados pelas visitas ao longo dos três anos de implementação do projeto.
Para Edson Julião de Sousa, da EBM André Marafon, a visita foi uma oportunidade para conhecer os espaços culturais da cidade e também a história do município. "É a primeira vez que venho ao museu. Já passei várias vezes em frente, mas nunca entrei. Achei as visitas muito interessantes, pois pude aprender mais sobre a arte, a cultura e a história da cidade, além de conhecer personalidades importantes, como Paulo de Siqueira e Antônio Selistre, que eu estudei na escola, mas não conhecia o trabalho desenvolvido por eles", contou Edson.
Fernanda Marques Wildner, destaca a importância do projeto para compreender melhor o passado de Chapecó. "A visita foi muito legal, porque conseguimos entender como era a cidade antigamente e como as pessoas viviam. Não sabia que Chapecó era tão grande no passado. A experiência no museu complementou o que aprendemos na escola, tornando mais fácil entender a história", afirmou.
A professora de Arte, Adriana Fidelis, ressalta que a visita ao museu também é uma oportunidade para os estudantes conhecerem artistas locais. "No primeiro trimestre trabalhamos sobre o artista Paulo de Siqueira, e poder ver as obras dele aqui no memorial é uma experiência incrível. Além disso, as crianças têm a chance de descobrir outros artistas que, muitas vezes, não conheciam", explicou a docente.
"O projeto Visitando o Museu representa o compromisso da Administração Municipal com a preservação da história e cultura de nossa cidade. Ao oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer e se apropriar do patrimônio histórico e artístico de Chapecó, promovemos um sentimento de pertencimento, fortalecendo o entendimento sobre a importância da nossa cultura e memória local", destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.
Deixe seu comentário para a notícia:
"Secretaria de Educação desenvolve projeto de visita aos museus chapecoenses"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA GERAL
23/01/2026 - Geral
23/01/2026 - Geral
22/01/2026 - Geral
22/01/2026 - Geral
21/01/2026 - Geral
