Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
NOTÍCIA
Os atendimentos oferecidos serão:
* Educação em saúde
* Consultas médicas
* Consultas odontológicas
* Consultas de enfermagem
* Teleatendimento
* Dispensação de medicamentos
* Testes rápidos
* Vacinação
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, as iniciativas têm como foco ampliar a procura masculina pelos serviços de saúde e promover práticas preventivas.
"Convocamos a população masculina para que vá até as unidades de saúde e busque o atendimento pois a cura do câncer tem muito mais chance de ocorrer quando identificado precocemente", disse Lenz.
Durante o mês de novembro ocorre mundialmente o movimento "Novembro Azul", chamando a atenção especialmente para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, é o mês alusivo que busca sensibilizar homens sobre a importância do autocuidado e do cuidado integral à saúde masculina. A campanha reforça que a promoção e a prevenção vão além do câncer de próstata, abrangendo saúde mental, prevenção de ISTs, controle de doenças crônicas (especialmente diabetes e hipertensão) e estímulo a hábitos de vida saudáveis.
O Brasil é o único país da América Latina com uma política específica para a saúde do homem, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que busca ampliar o acesso e qualificar o cuidado dessa população. Dados nacionais mostram que o risco de morte por doenças crônicas não transmissíveis é 40% a 50% maior entre os homens, especialmente quando associados a fatores como uso nocivo de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo, hipertensão e IMC elevado, conforme o Vigitel 2020.
Além das atividades nas UBS, será realizado um evento aberto ao público no dia 6 de novembro, às 18h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, com palestras sobre saúde do homem, saúde mental dos homens e qualidade de vida.
Os palestrantes serão:
* Lucas Alcir da Silva - Médico urologista
* Kleber Ribeiro - Médico pós graduado em psiquiatria
* Thiego Socoloski - Educador físico
Ainda, no dia 14 de novembro, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó (ADHI), o ônibus Saúde em Movimento estará na praça central com ações de promoção à saúde.
FOTOS DA NOTÍCIA
Deixe seu comentário para a notícia:
"Chapecó promove ações do Novembro Azul nas unidades de saúde"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA GERAL
23/01/2026 - Geral
23/01/2026 - Geral
22/01/2026 - Geral
22/01/2026 - Geral
21/01/2026 - Geral

