Taekwondo: As lutas no contexto escolar
Foto: Prefeitura de Chapecó
As crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Pelizza, Bairro Líder, tiveram uma aula especial. Atletas integrantes da Associação Chapecoense de Taekwondo fizeram uma demonstração do esporte e levaram atividades da modalidade aos alunos da pré-escola. A aula foi a finalização do projeto “Quem Luta, NÃO Briga: Taekwondo na educação infantil” desenvolvido pela professora Camila Romanzini Skonetzky nas aulas de Educação Física. O objetivo do projeto foi desenvolver atividades lúdicas facilitando a aprendizagem motora e controle corporal, tendo como referência os movimentos do Taekwondo, para estabelecer regras de convivência e limites.
A prática do Taekwondo no campo educacional pode proporcionar às crianças a utilização e exploração de gestos motores diversos, possibilitando assim a ampliação do seu repertório de movimento. “Eu aprendi a fazer a formação e depois chutar, eu gostei” relata o aluno Enzo Bertoldi. Outro aspecto de grande importância, que é possível trabalhar com as lutas no contexto escolar, são as relações interpessoais, pois estas práticas preveem o desenvolvimento de princípios básicos como cortesia, integridade, perseverança e autocontrole. “Eu gostei muito de aprender Taekwondo, aprendi que não pode brigar”, relata a aluna Julia da Silva.
A professora Camila direcionou seu trabalho tanto para o desenvolvimento dos aspectos motores das crianças quanto para os comportamentais, visando desenvolver o respeito, companheirismo e ao mesmo tempo disciplina. “Foi uma experiência enriquecedora, tanto para mim como para as crianças, por ser algo diferente eles se sentiam atraídos, me viam no corredor e pediam se hoje era o dia do Taekwondo” destacou a professora.
A presença da equipe que representa o nosso município nas competições da modalidade, com seus uniformes de competição e alguns equipamentos, despertou ainda mais a curiosidade das crianças que assistiram a demonstração realizada pelos atletas e participaram da aula demonstrando muito empenho e dedicação. “Trazer a equipe foi importante para oportunizar momentos de trocas de experiências com aquilo que já havia trabalhado nas aulas, fazendo as amarras de todo processo entre, movimento e comportamento” finaliza a professora.
A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a importância do trabalho com essa diversidade de práticas pedagógicas no Currículo da Educação Infantil. “Elas oportunizam situações nas quais as crianças podem desempenhar um papel ativo e vivenciar desafios”, finalizou.