TUDO DE CHAPECÓ - Portal de Informações da cidade de Chapecó - SC
Abril Verde

O que você deseja encontrar?

Aqui tem tudo o que você procura em um só lugar!

TUDO DE CHAPECÓ - Portal de Informações da cidade de Chapecó - SC
:( ops! não encontramos o que você buscou.

NOTÍCIA

Leia a notícia abaixo, e aproveite para imprimir ou enviar para um amigo.

Compartilhe:
12ª Semana da Música de Chapecó inicia sexta-feira dia 12
11/07/2019
14h e 32min
Foto: Prefeitura de Chapecó

A 12ª Semana da Música de Chapecó é um evento com oficinas, atividades educativas, envolvendo comunidade (público em geral), músicos, profissionais do ensino regular, pessoas ligadas a área da música e comunidade escolar. Ela acontece de 12 a 19 de julho e é organizado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, Escola de Artes e Programa Arte Cidadã.

O objetivo é de formar e fidelizar público apreciador da área musical; manter as ações musicais, por meio de apresentações e oficinas pré e pós-evento; capacitar os profissionais da área musical e educacional; disponibilizar ao público envolvido produtos e serviços ligados direta e indiretamente à área musical, movimentando a economia local; incentivar a formação continuada dos músicos envolvidos com as ações musicais. Todas as oficinas e recitais serão gratuitas. As inscrições podem ser realizadas pelo forms.gle/aBWUn6ipFc25KyCy5 ou pelo telefone (49) 3322-3690.

Em 2019, serão oferecidas 05 oficinas envolvendo diferentes temáticas. Além de atividades de profissionalização a tradicional Semana da Música traz ainda recitais e show de abertura, na sexta-feira (12/07) no Auditório do Lang Palace Hotel “Balaio de Gato”, um show de música instrumental com Orlando Baron e Juliano Lemos. O show acontecerá as 20 horas e os ingressos estão disponíveis na Escola de Artes de Chapecó ao custo de R$ 30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada.

Show “Balaio de Gato”⠀

O Show “Balaio de Gato” é um show de música instrumental com os músicos Orlando Baron, também produtor musical, e Juliano Lemos, com releituras e arranjos de clássicos da música brasileira e internacional. Com uma abordagem intimista, o show remete, além de execuções instrumentais em violões com cordas de aço e nylon, a inclusão do cavaquinho, guitarra elétrica semiacústica e sanfona, por meio de uma fusão de MPB, bossa nova, jazz, blues, chorinho e música regional gaúcha, daí o nome “Balaio de Gato”, ou seja, uma mistura de estilos que enaltece o talento, a habilidade e criatividade dos artistas Orlando Baron e Juliano Lemos, permitindo ao público uma experiência inovadora.

No domingo (14/07) a partir das 15 horas no hall da Escola de Artes acontecerá o “Entrevero musical” com apresentações de música locais. Além disso, todas as oficinas e recitais acontecerão na sede da Escola de Artes.

Saiba mais

A Semana da Música acontece anualmente desde 2006, foi idealizada inicialmente pelos profissionais da área da música da Escola de Artes e realizada através de parceria Prefeitura e APP. A partir do ano de 2015, passou a acontecer em parceria da Escola de Artes e do Programa Arte Cidadã com realização da Prefeitura de Chapecó através da Secretaria de Cultura. É um momento de capacitação, atualização, formação e troca de aprendizagens, que reúne profissionais da música da região e do Brasil, como também de aperfeiçoamento técnico e musical de estudantes. Durante a Semana, em 2019, serão ministradas oficinas de instrumentos de cordas, sopros, apreciação musical, regência coral infantojuvenil entre outras.

Atualmente, são atendidos 497 alunos matriculados nos diferentes cursos da área de música na Escola de Artes de Chapecó e mais 1.050 alunos no Programa Arte Cidadã, que se beneficiarão diretamente e indiretamente da Semana da Música, além de 18 profissionais que trabalham com a música pela Secretaria de Cultura. De acordo com Emanueli Capello, Diretora da Escola de Artes, a música é arte, conhecimento sociocultural, promotora da cultura e indispensável às pessoas, uma linguagem que acompanha desde antiguidade o homem em sua evolução. “Considerando a música como Patrimônio Cultural da Humanidade e forma de comunicação dos homens entre si e como expressão de sentimentos, justifica-se a importância de planejar e executar no município de Chapecó, a Semana da Música. Entende-se por Semana da Música ações que proporcionem formação na prática de instrumentos e da teoria da música”, comentou.

OFICINAS:


Regência Coral Infantojuvenil

Ministrante: Édi Marques – Curitiba/PR

Dia/Horário: 15 a 19 de julho das 9h30 às 12h00

Público alvo: Professores, acadêmicos de música e regentes

Vagas: 30

Local: Escola de Artes de Chapecó

Materiais necessários: caderno pautado, lápis e borracha

Descrição da Oficina: a organização metodológica desta proposta é de caráter teórico-prático, recorre à reflexões, indicações de leituras, vídeos e trabalhos artísticos que dialoguem com o tema proposto nesta presente oficina para sua estrutura e desenvolvimento. Caracteriza-se também em experimentações práticas de procedimentos didáticos respectivos ao canto coral, construção de repertório, estruturação do grupo na contemporaneidade e processos pedagógicos. Os participantes desta oficina devem participar da Oficina de Prática Coral Infantojuvenil, pois servirá como laboratório.

Prática Coral Infantojuvenil

Ministrante: Édi Marques – Curitiba/PR

Dia/Horário: 15 a 19 de julho das 14h00 às 15h30

Público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e os participantes da Oficina de Regência Coral Infantojuvenil

Vagas: 60

Local: Escola de Artes de Chapecó

Materiais necessários: garrafa com água

Descrição da Oficina: atividades práticas musicais e corporais visando o processo criativo e performático do grupo, finalizando com uma mostra expondo ao público em geral o repertório trabalhado nesta oficina.

Édi Marques é doutorando em Cognição e Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Cognição e Educação Musical pela UFPR, no qual estudou os processos criativos e movimentos corporais como ferramentas pedagógicas no contexto do canto coral infantil. Especialista em Regência de Coros Infantis e Juvenis pela Fundación Schola Cantorum de Venezuela, onde recebeu o convite da Diretora e Maestrina Maria Guinand para ingressar no mestrado de Direción Coral da USB - Universidad Simón Bolívar. Licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - UNESPAR. Participou como assistente de regência e direção pedagógica do Espetáculo de Natal do Palácio Avenida de Curitiba - HSBC, entre os anos de 2009 a 2016. Atualmente é assistente de regência, direção pedagógica e musical do projeto HSBC Educação, cujo está sob a coordenação do Banco BRADESCO, onde desenvolve atividades de educação musical por meio do canto coral e movimento corporal. Professor Colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Regente do Coro Municipal de Ponta Grossa, onde desenvolve estudos de compositores e arranjadores de peças corais latino-americanas.

Oficina de Violão

Ministrante: Roveli Bichels – Florianópolis – São Lourenço do Oeste/SC

Dia/Horário: 15 de julho das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30

Público Alvo: Professores, estudantes de música e ouvintes

Pré-requisito: conhecimento básico em harmonia do instrumento

Vagas: 15 executantes e 10 ouvintes

Local: Escola de Artes de Chapecó

Materiais necessários: caderno pautado, lápis, borracha e violão.

Descrição da Oficina: a partir de conteúdos teórico musicais e harmônicos, executar encadeamentos de acordes, experimentar e improvisar sobre possíveis desdobramentos harmônicos que um chorus de blues tradicional pode proporcionar. Tais desdobramentos podem ser tratados como rearmonizações, e baseiam-se na compreensão de conteúdos que serão abordados de forma preparatória para a proposta desta oficina, como uma breve contextualização acerca do blues como gênero musical, a formação de acordes, campos harmônicos maior e menor, círculo das quintas, bem como, conteúdos específicos de harmonia.

Roveli Bichels é mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Licenciado em Música pela mesma instituição. Como professor de violão, atuou na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), na Escola Livre de Artes de Florianópolis (SC), na Escola de Música Rafael Bastos e na Escola de Música de Biguaçu (SC), nesta última exerceu, ainda, as atividades de coordenador pedagógico e professor de teoria musical. Possui experiência em gestão de escola livre de música e em trabalhos de arranjo, gravação, produção e performance musical, tendo integrado o duo Violão Brasil, a Orquestra de Violões da UDESC, o duo Mello/Bichels, o trio de música instrumental Sofstrio, e, atualmente, o duo Pacher/Bichels. Como pesquisador, dedica-se às seguintes temáticas de pesquisa: ensino de violão, ensino de harmonia, educação musical e docência. Iniciou suas atividades como Agente Cultural III no Instituto Cultural de São Lourenço (ICSL) em 2019, atuando como professor de violão, guitarra e musicalização infantil.

Oficina de Violino e Viola de Arco

Ministrante: Paulo Egídio Luckman – Maringá/PR

Dia/Horário: 15 e 16 de julho das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Público Alvo: Professores, estudantes de música e ouvintes

Vagas: 15 ouvintes e 15 executantes

Local: Escola de Artes de Chapecó

Material necessário: caderno pautado, lápis, borracha e instrumento

Descrição da oficina: oficina no formato masterclass (atendimento individual, com os demais alunos assistindo)

Paulo Egídio é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), é Doutor (2017) e Mestre (2012) em Música pela UNICAMP/SP, e Bacharel (2008) em Instrumento - Violino pela EMBAP-UNESPAR/PR. Como violinista profissional, tocou na Orquestra de Câmara de Blumenau (1991-1994) e na Orquestra Sinfônica do Paraná (1998-2011). Como professor, antes de ingressar na UEM, atuou de modo regular em diversas cidades de SC (Florianópolis, Brusque, Fraiburgo) e PR (Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Umuarama, Paranavaí, Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Medianeira, Guaraniaçu). No momento, é responsável pelas classes de violino e viola do curso de Graduação em Música da UEM, membro do Programa de Pós-Graduação do Departamento (com primeira turma prevista para início em agosto de 2019), pertence ao Grupo de Pesquisa " Os Problemas da Interpretação " cadastrado no CNPq, faz parte do grupo de professores que prepara a Orquestra de Câmara da instituição e, pelo segundo mandato consecutivo, é Chefe do Departamento de Música (DMU/UEM).

Percussão Corporal

Ministrante: Diego Granza – Passo Fundo/RS

Dia/Horário: 16 de julho das 18h30 às 21h30

Público Alvo: acima de 12 anos

Vagas: 35

Local: Escola de Artes de Chapecó

Material necessário: roupa confortável/ maleável para atividades

Descrição da oficina: a oficina consiste em utilizar o próprio corpo como instrumento musical, através de dinâmicas e brincadeiras descobrimos novas sonoridades, que combinadas e organizadas resulta em uma ótima sonoridade, comparando-se a instrumentos convencionais. Além de despertar o interesse pela música a oficina desenvolve a coordenação motora, concentração, ritmo podendo ser aplicada a qualquer pessoa não tendo limites quanto a idade, cultura, classe social, habilidades musicais ou coordenação motora, além de poder ser apresentada a qualquer hora e em qualquer lugar. A Oficina será finalizada com uma mostra de processo, expondo ao público em geral o trabalhado realizado.

Diego Granza é licenciado em música pela Universidade de Passo Fundo, estudou percussão corporal com Fernando Barba, (integrante e líder do grupo Barbatuques) com Anita Gritsch (Áustria) e com Lucas Ciavatta (criador do método O Passo).

Oficina de Flauta Transversal

Ministrante: Ronei Bernardo – Erechim/RS

Dia/Horário: 17 e 18 de julho das 14h00 às 17h00

Público Alvo: Músicos e Musicistas que tocam Flauta Transversal.

Pré-requisitos: Para os executantes um pré-requisito indispensável é saber ler partitura, parte melódica e rítmica

Vagas: 10 executantes e 5 ouvintes

Local: Escola de Artes de Chapecó

Material necessário: Flauta transversal, caderno pautado, lápis e borracha

Descrição da Oficina: Conhecer o instrumento; história, mecanismo, funcionalidades, recursos; Desenvolver a audição por meio da apreciação musical – (vídeos e audição de peças, do professor e demais flautistas); Conhecer os pilares de uma boa sonoridade e afinação; Praticar, por meio de exercícios e músicas, técnicas que promovem uma boa sonoridade; Conhecer os materiais/métodos que serão utilizados; Reconhecer a importância do estudo doméstico para o seu amplo desenvolvimento.

Ronei Bernardo é pós-graduado em Educação Musical. Estudou Flauta Transversal com: Lysandra Axt.; Sandro Zonta; James Lymann (USA); Eduardo Monteiro, Ricardo Michellino, Raanan Eylon e Tiago Meira. Participou como flautista nos seguintes Grupos: Orquestra de Câmara da Unochapecó; Orquestra Sinfônica de Chapecó; Orquestra de Concertos de Erechim; Orquestra Sinfônica de Estação; Participou como flautista e arranjador do Projeto “Música Brasileira em Concerto – Origens do Choro”. Participou do X Festival Internacional de Flautistas em Campinas/SP; Participou do XXVIII e XXX Festival Internacional de Inverno de Santa Maria-RS; Participou do curso de improvisação com o músico Dr. Fábio Adour; Participou do curso da Filosofa Suzuki e também concluiu o curso do livro 1 de flauta doce soprano – Método Suzuki.

RECITAIS:

Todos os recitais são GRATUITOS!

Entrevero Musical

Dia 14 de julho, às 15h30

Local: Hall da Escola de Artes de Chapecó

Recital Duo de Violões Pacher-Bichels

Com MÁRCIO PACHER E ROVELI BICHELS

Dia 15 de julho, às 19h00

PROGRAMA:

1. Adágio – Suíte Orquestral Nº 3 em Ré maior (BWV 1068) – Johann Sebastian Bach

2. Andante – Concerto em Sol Maior – Antonio Vivaldi

3. Sonata em Ré maior – Christian Gottlieb Scheidler

4. Sonata em Ré maior – Op. 34, Nº 1 – Ferdinando Carulli

5. Sonata em Sol maior – Op. 34, Nº 2 – Ferdinando Carulli

Local – Hall da Escola de Artes de Chapecó.

Recital do Programa Arte Cidadã

Dias 17 e 18 de julho, às 19h

Descrição: concerto de alunos e professores do Programa Arte Cidadã

Local: Hall da Escola de Artes de Chapecó

Recital Coral Infantojuvenil

Dia 19 de julho, às 19h

Descrição: mostra do repertório desenvolvido com o Coral durante a 12ª Semana da Música

Local: Hall da Escola de Artes de Chapecó

Fonte: Prefeitura de Chapecó


Deixe seu comentário para a notícia:

"12ª Semana da Música de Chapecó inicia sexta-feira dia 12"

  seu email não será publicado.
caracteres restantes.





ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA VARIEDADES


05/04/2024 - Variedades

A Fundação Cultural de Chapecó promove mais uma edição da oficina Elaboração de Projetos Culturais: Concepção e Redação. A formação tem como objetivo capacitar artistas e fazedores de cultura chapecoenses na elaboração de propostas culturais para...

28/03/2024 - Variedades

No dia 27 de março comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Aproveitando a data, a Fundação Cultural de Chapecó lança o Edital de Credenciamento de Apresentações de Artes Cênicas e Literatura. O mecanismo tem o objetivo de criar um banco de apresentações...

28/03/2024 - Variedades

Na terça-feira (26), ocorreu o lançamento do projeto “Rota da Leitura”. A cerimônia foi realizada na EBM Alécio Alexandre Cella, e contou com a presença da Secretária de Educação, Astrit Tozzo, da vereadora, Sueli Suttili, e também de representantes...

27/03/2024 - Variedades

A Fundação Cultural de Chapecó lançou, nesta segunda-feira (25), os editais para seleção de exposições das galerias de arte de Chapecó em 2024. Os espaços disponíveis são a Galeria de Arte Neocy Fin, localizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio...

22/03/2024 - Variedades

Neste domingo (24), será realizado mais uma edição do Domingo Amigo no Ecoparque. As atividades iniciam as 14 horas. No local, estão sendo preparadas diversas atividades. Também haverá mateada. Por isso, leve sua cuia e térmica.


SHOPPING


a partir de
R$ 2.300,00
Capeletti Metais

Empório FazBem

a partir de
R$ 80,00
Flores Doces Floricultura

a partir de
R$ 149,90
Flores Doces Floricultura

a partir de
R$ 180,00
Flores Doces Floricultura

a partir de
R$ 850,00
Esquadrias Cabral

a partir de
R$ 220,00
Esquadrias Cabral

Flores Doces Floricultura